Criar moedas para comemorar momentos ou personalidades históricas do Brasil é muito comum, e foi assim que nasceu também a moeda comemorativa JK. Contudo, uma particularidade da moeda JK de 1 real ano 2002 é que ela apresenta uma série de anomalias, ou seja, erros de cunhagem.
Graças a esse erro, ela se tornou um verdadeiro item de colecionador e é caçada por muitas pessoas no universo numismático. Entenda tudo neste artigo!
Moeda comemorativa JK e sua história
Não é raro que o Banco Central lance moedas comemorativas, que são edições especiais para fazer referência a personagens ou datas importantes da história do Brasil. Entre essas escolhas, está a moeda comemorativa JK, em homenagem ao centenário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 2002.
A escolha em celebrar o centenário de JK é graças à importância política que ele teve para o país. Kubitschek foi o 21º Presidente do Brasil, governando entre 1965 e 1961, e se destacou pela construção de Brasília. Com isso, até hoje é lembrado pela modernização e impulso econômico que seu governo priorizou.
O ex-presidente nasceu em setembro de 1902, por isso foi celebrado em 2002, no seu centenário. No entanto, não se tratou de uma moeda escassa, já que a sua tiragem foi de 50 milhões, o que é considerado alto.
A moeda comemorativa JK é feita de aço inox e aço revestido de bronze. Além disso, possui 27 mm de diâmetro e pesa 7 gramas.
Devido à homenagem, a peça traz a escultura do rosto de JK em seu anverso com dizeres em referência ao seu nome e uma bela linha oval dourada próxima à borda. Já o lado reverso traz o valor de 1 real e o ano de 2002.
Erro de cunhagem
Embora a moeda comemorativa JK faça menção a uma figura tão importante da história nacional, não é isso que a torna tão valiosa. Na verdade, os fatores que mais dão valor às moedas incluem os erros de cunhagem e a baixa tiragem.
Como a moeda comemorativa JK não teve baixa tiragem, a sua raridade é conferida pelas inúmeras anomalias que pode apresentar. Dentre elas, a mais comum de ser encontrada é o cunho marcado.
Se você olhar o anverso em frente ao rosto de JK, vai notar que as linhas diagonais do anverso vazaram. Sendo assim, trata-se de um erro de cunho marcado. Com isso, a moeda pode valer no mínimo R$ 25,00.
No vídeo abaixo você confere melhor:
Entretanto, existem muitos outros erros de cunhagem que podem ser encontrados nela. Um dos mais valiosos é o núcleo deslocado, como se a borda no anverso estivesse mal desenhada. E acredite: nesses casos, a moeda comemorativa JK pode valer R$ 600,00.
Para atingir esse valor, a moeda deve estar em perfeitas condições. Portanto, é o estado chamado de Flor de Cunho, quando ela mantém as características da cunhagem original.
Você poderá encontrar essa moeda sendo vendida por muitos valores diferentes, e por que isso? Tudo irá variar conforme o erro de cunhagem e também a sua intensidade. No caso do cunho marcado, quanto mais visível, mais pode aumentar o valor.
Como vender a sua moeda?
Caso você tenha uma moeda comemorativa JK, é hora de começar a pensar em fazer uma renda extra com ela. Primeiramente, identifique o tipo de erro de cunhagem, depois comece a pesquisar como vendê-la.
A dica é usar marketplaces como a OLX ou Mercado Livre. Além disso, os colecionadores dispostos a pagar por moedas raras se concentram em grupos de Facebook. Dessas duas formas você pode anunciar e vender a sua moeda com rapidez, já que os erros de cunhagem da moeda comemorativa JK são bem procurados pelos numismáticos.