Se você não era nascido na década de 1970, ainda pode aproveitar algo desta época: a moeda de 1 cruzeiro ano 1972. Apesar de ser uma moeda antiga, para os colecionadores do universo numismático ela tem um valor muito interessante. E mais do que isso: também pode ser encontrada com erros de cunhagem que a deixa ainda mais valiosa!
Tudo sobre a moeda de 1 cruzeiro ano 1972
Nem todas as pessoas já viram ou ouviram falar sobre o Cruzeiro. Esse foi o padrão monetário que circulou no Brasil em diferentes períodos: de 1942 a 1967; de 1970 a 1986; de 1990 a 1993.
Em cada uma dessas fases, o Cruzeiro adotou diferentes padrões, mas foi sempre uma moeda histórica. Na verdade, ela simboliza a primeira grande mudança de moeda no Brasil quando se decidiu unificar o dinheiro que circulava no país. Por isso, até hoje é muito lembrada.
Com relação à moeda de 1 cruzeiro ano 1972, estamos falando de uma edição comemorativa ao sesquicentenário da Independência. Ela é feita de níquel, o que também era muito comum na época e chama a atenção dos colecionadores.
Além disso, a moeda tem 29 mm de diâmetro e pesa cerca de 10,08 gramas. Em seu anverso estão desenhados dois rostos: um alusivo a Dom Pedro I e outro ao Presidente Medici. Ainda, consta o nome BRASIL e duas datas (1822 e 1972).
Já o lado reverso da moeda de 1 cruzeiro ano 1972 traz o mapa do Brasil. É possível ver ainda o número 1 a palavra CRUZEIRO. Já na sua borda consta a frase: “sesquicentenário da Independência”.
Assim, todos os elementos formam uma bela moeda e que representa um capítulo significativo dos padrões monetários brasileiros desde o século anterior.
Erro de cunhagem
Embora seja uma moeda rara e antiga, a moeda de 1 cruzeiro ano 1972 não tem apenas isso de atrativo. De fato, a sua questão histórica e não estar mais em circulação ajudam a valorizá-la, mas é o erro de cunhagem que se torna decisivo.
No universo numismático, os erros de cunhagem geram uma verdadeira caçada entre colecionadores. E por quê? Porque os erros acabam produzindo peças únicas, ainda mais raras. Por isso, a moeda com erro de cunhagem sempre terá mais valor do que a comum.
No caso da moeda de 1 cruzeiro ano 1972, ela também apresenta erro de cunhagem. Na verdade, ele pode se manifestar em três formas diferentes:
- Reverso horizontal para esquerda;
- Reverso horizontal para a direita;
- Reverso invertido.
No vídeo abaixo você consegue entender melhor como identificar esse tipo de erro em sua moeda:
Valor da moeda de 1 cruzeiro ano 1927
Conforme citado acima, o erro de cunhagem valoriza a moeda de 1 cruzeiro ano 1927. Contudo, existe outro fator que também influencia: o seu estado de conservação.
Como é uma moeda antiga, que sequer está em circulação, é possível que você encontre uma unidade com mais desgastes. No entanto, a moeda no seu valor Flor de Cunho, que é o mais semelhante à original, pode valer até R$ 250.
Se você estiver com uma moeda de 1 cruzeiro ano 1972 no estado MDC ou Soberba, saiba que também é valiosa. Você pode vendê-la e garantir no mínimo cerca de R$ 50,00. No entanto, lembre-se sempre: o tipo de erro de cunhagem pode fazer a moeda valer mais ou menos.
A moeda de 1 cruzeiro ano 1972 com o erro do reverso invertido certamente será a mais valiosa. Por isso, se você encontrar alguma, não deixe de guardá-la, verificar o seu estado de conservação e avaliar quanto pode conseguir de renda extra!