No mundo da numismática, cada moeda é particular, e não é diferente com a moeda de 1 cruzeiro 1990. Além de representar um momento histórico do padrão monetário nacional, ela tem outras características. É justamente uma dessas características que encanta os colecionadores!
O contexto do Cruzeiro e sua importância
No turbulento cenário econômico do Brasil, a década de 1990 foi marcada por mudanças significativas. É nesse contexto de transição monetária que nasceu a cobiçada moeda de 1 cruzeiro 1990, um símbolo desses tempos de transformação.
Após a introdução do Cruzeiro Novo, que ocorreu em 1970, a produção de algumas moedas de 1 cruzeiro continuou. O destaque é para a edição de 1990.
Essa peça, cunhada em meio a esse período de mudanças econômicas, carrega consigo muita história. Essa edição de 1990 a 1993 foi criada no Plano Collor. Na verdade, tratou-se de uma renomeação da moeda que já existia anteriormente. Logo após parar de ser produzida, ela foi substituída pelo Cruzeiro Real.
Detalhes da moeda de 1 Cruzeiro 1990
A moeda de 1 cruzeiro 1990 se tornou realmente uma peça especial. Seu acabamento brilhante e espelhado é símbolo de qualidade e detalhismo, por isso é uma das belas moedas de Cruzeiro que o país já teve.
Entre suas características físicas, ela é feita de aço inoxidável e com borda lisa. Já o peso é de 3,40 gramas, enquanto o diâmetro tem 20,5 mm. O seu design incorpora elementos como a bandeira nacional e o Cruzeiro do Sul.
Por que a moeda de 1 Cruzeiro 1990 é valiosa?
Você deve estar se perguntando: por que uma moeda aparentemente comum pode valer tanto? A resposta está na combinação de raridade e demanda, mas principal em um erro de cunhagem extremamente interessante.
Com o passar dos anos, a oferta dessas moedas no mercado diminuiu drasticamente, enquanto a busca por parte dos colecionadores só aumentou. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda impulsionou os preços.
Mas não é apenas isso! Um dos detalhes por trás do fascínio pela moeda de 1 cruzeiro 1990 é o fenômeno do reverso horizontal. Nesse erro de cunhagem, o reverso da moeda é visivelmente inclinado em relação ao seu alinhamento original
Identificar esse detalhe único não apenas aumenta a valorização da moeda, mas também enriquece a experiência de colecioná-la. Porém, olhe com atenção, já que nem todos percebem esse tipo de erro. No vídeo abaixo você confere melhor o erro:
Graças a isso, o valor da moeda surpreende: ela vale cerca de R$ 300,00. Quanto melhor o seu estado de conservação, mais chance de conseguir um valor alto. Portanto, se você encontrar a moeda de 1 cruzeiro 1990, não perca!
Faça a sua renda extra!
Com o valor da moeda de 1 cruzeiro 1990 é possível fazer uma boa renda extra, não é verdade? Além de toda a história envolvida nessa bela unidade, o seu erro de cunhagem agrega um ótimo valor.
E mais: os colecionadores adoram moedas raras com anomalias. Por isso, a dica é procurar por grupos que reúnam colecionadores no Facebook. Assim, você conseguirá negociar bons valores para a sua moeda.
Caso você prefira, também é aconselhável vender em marketplaces, como OLX e até mesmo Mercado Livre. Uma boa ideia é buscar a média de valores da moeda de 1 cruzeiro 1990 nesses sites para guiar as suas negociações.
Não se esqueça também de manter a moeda em ótimo estado de conservação. Ou seja, não deixe ela exposta nem ao sol e nem à umidade. Além disso, guarde em um livro ou plástico específico de colecionadores de moedas raras.
Cada detalhe ajuda a conseguir uma ótima negociação e renda extra com a sua moeda de 1 cruzeiro 1990!