Quase ninguém fala da moeda de 10 centavos 1999, mas qual será o segredo dela? Extremamente caçada, a cada dia essa moeda rara se torna mais valiosa, afinal, possui um defeito que já está inclusive catalogado. Muitas pessoas podem encontrá-la com outros erros, mas existe um em específico que é difícil e quase não se vê circulando, afinal, ninguém quer se desfazer quando a encontra. Confira tudo a seguir!
Detalhes da moeda de 10 centavos 1999
O exemplar da moeda de 10 centavos 1999 faz parte da 2ª Família do Plano Real, que havia entrado em vigor apenas um ano antes, em 1998. Embora já exista há algum tempo, você ainda pode encontrá-la em circulação.
Entre as suas características, ela se destaca especialmente pela beleza. Sem dúvida, é um exemplar que está no topo dos mais belos da numismática brasileira.
O seu material é de aço revestido de bronze. Enquanto o diâmetro é de 20 mm, o peso aproximado é de 4.80 gramas e a borda serrilhada.
No seu desenho do anverso, a moeda de 10 centavos 1999 traz o busto de D. Pedro I na cena alusiva à proclamação da Independência do Brasil. Enquanto isso, o reverso apresenta linhas diagonais ao fundo, o valor facial, a data e a constelação do Cruzeiro do Sul.
Portanto, como você pode notar, parece um exemplar normal das moedas da 2ª Família, não é verdade? Mas não engane: se você receber algum no seu troco, observe com muita atenção!
Moeda caçada
O que diferencia a moeda de 10 centavos 1999 é que ela pode ser encontrada com vários tipos de erros de cunhagem. Contudo, uma dessas anomalias é ainda mais rara, e é dela que estamos falando.
O nome desse erro de cunhagem raro é reverso inclinado. Para identificá-lo você deve segurar a sua moeda em pé no lado reverso. Agora, observe como a palavra “centavos” não está alinhada conforme deveria ser.
No vídeo abaixo você entende melhor sobre esses detalhes e como identificar o reverso inclinado:
Graças a esse erro de cunhagem, a moeda de 10 centavos 1999 pode ser negociada a partir de R$ 65,00. Esse valor de referência já está catalogado, mas saiba que a negociação pode acabar rendendo mais, pois é uma moeda muito procurada.
Erros de cunhagem: o que são?
Você notou que o fator para valorizar a moeda de 10 centavos 1999 é a presença de um erro de cunhagem, certo? Mas como eles são formados?
Erros de cunhagem em moedas são falhas ou imperfeições que ocorrem durante o seu processo de fabricação. Esses erros podem ser resultado de problemas técnicos, desgaste dos equipamentos, ou mesmo erros humanos.
Veja alguns dos tipos mais comuns:
- Erro de cunhagem dupla: Isso ocorre quando uma moeda é cunhada duas vezes com o mesmo design, resultando em sobreposição parcial ou total das imagens.
- Erro de desalinhamento: Neste caso, uma ou ambas as faces da moeda estão desalinhadas em relação uma à outra, resultando em uma imagem distorcida ou parcialmente ausente em uma das faces da moeda.
- Erro de cunhagem fora do centro: A imagem ou o texto na moeda não está centralizado corretamente, deixando uma borda mais espessa em um lado e uma borda mais fina do outro.
- Erro de cunhagem descentralizado: Similar ao erro de cunhagem fora do centro, mas neste caso, a imagem ou texto está descentralizado em relação ao centro da moeda, mas de forma uniforme em todas as direções.
- Erro de cunhagem rebaixado: A imagem ou texto na moeda é cunhado muito profundamente, resultando em uma aparência “afundada” em comparação com o padrão normal.
- Erro de cunhagem elevado: Neste caso, a imagem ou texto é cunhado muito superficialmente, resultando em uma aparência “em relevo” em comparação com o padrão normal.
- Erro de cunhagem sem rebordo: Moedas geralmente têm uma borda elevada ou um rebordo para ajudar a evitar o desgaste. Um erro sem rebordo ocorre quando a borda não é formada corretamente.
- Erro de cunhagem com duplo rebordo: Isso ocorre quando a moeda é cunhada com duas bordas, geralmente devido a um problema técnico durante o processo de cunhagem.
Gostou de saber mais? Confira neste artigo como vender suas moedas raras e fazer uma boa renda extra!