A moeda de 1 real ano 2005 é uma verdadeira preciosidade para colecionadores e entusiastas numismáticos. Além de ser uma peça comemorativa, ela também apresenta um erro de cunhagem que é adorado por quem coleciona essas peças únicas. Além disso, a boa notícia é que ela ainda está em circulação, ou seja, talvez você a encontre por aí no seu troco. Vamos ver tudo isso a seguir!
Características da moeda de 1 real ano 2005
A moeda de 1 real ano 2005 faz parte do Plano Monetário Padrão Real, da 2º Família, que está em vigor no Brasil desde 1998. Portanto, podemos dizer que ela representa um marco na história nacional.
Com um diâmetro de 27mm e peso de 7g, é uma peça robusta e durável. O seu metal é composto por um núcleo em aço inox e um anel revestido de bronze, garantindo sua resistência e durabilidade ao longo do tempo. Já a borda é serrilhada, o que dá um acabamento elegante e distintivo.
O anverso da moeda exibe a logomarca oficial das comemorações dos 40 anos do Banco Central. Por isso, há uma referência direta da perspectiva do Edifício-Sede, em Brasília, e a legenda BC, além das inscrições BANCO CENTRAL e 1965 40 ANOS 2005.
Já o lado reverso apresenta um grafismo indígena marajoara no anel dourado, com uma esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, representando a constelação do Cruzeiro do Sul em alusão ao Pavilhão Nacional. O valor facial e a data também estão presentes, completando a composição visual da moeda de 1 real ano 2005.
Erro de cunhagem valioso!
Apesar de ser uma edição comemorativa, não é exatamente isso que faz a moeda de 1 real ano 2005 ser caçada por colecionadores. Na verdade, um dos aspectos mais interessantes e valorizados dessa moeda é um erro de cunhagem específico: o reverso horizontal para a esquerda.
Esse erro, embora seja uma anomalia de produção, confere um valor adicional à moeda, tornando-a ainda mais cobiçada por colecionadores. Por isso, é sempre indicado que você analise bem as suas moedas em busca de qualquer tipo de erro de cunhagem.
Graças ao reverso horizontal para a esquerda, a moeda de 1 real ano 2005 está sendo negociada por cerca de R$ 60. Contudo, esse valor pode variar de acordo com o estado de conservação da sua moeda.
No vídeo abaixo você aprende a identificar o erro de cunhagem da moeda de 1 real ano 2005:
Banco Central do Brasil e a sua história
A moeda de 1 real de 2005 é especialmente significativa, pois comemora os 40 anos de fundação do Banco Central do Brasil. Ou seja, estamos falando da “casa” que toma as principais decisões relacionadas ao padrão monetário nacional.
O Banco Central do Brasil tem uma função essencial na economia do país. Entre as suas responsabilidades, estão a formulação e execução da política monetária, a emissão de moedas, o controle e supervisão do sistema financeiro, entre outras atribuições.
Ao longo de sua história, o Banco Central do Brasil enfrentou diversos desafios e transformações, acompanhando o desenvolvimento econômico e financeiro nacional. Desde a sua criação em 1965, tem colaborado na estabilidade e no crescimento da economia brasileira.
Portanto, não é um exagero afirmar que o Banco Central do Brasil contribui diretamente para o bem-estar e a prosperidade da população. A moeda de 1 real ano 2005 é uma homenagem justa, principalmente para colecionadores, afinal, o Banco Central ajuda a alimentar essa paixão!
Se você encontrar a moeda comemorativa ao aniversário do Banco Central, não se esqueça de conservá-la bem, combinado? Aproveite também as nossas dicas sobre como vender moedas raras para transformá-la em uma boa renda!