Pode parecer exagero, mas não é: uma moeda de 1 real de 2013 pode valer 500 vezes mais. Essa moeda é tão valiosa que já se tornou muito difícil de ser encontrada. Porém, como ainda não é antiga e segue em circulação, pode ser que você encontre ela pelo seu troco, por exemplo. Você vai descobrir todos os detalhes dessa raridade a seguir!
Características da moeda de 1 real de 2013
Um dos motivos que leva moedas a se tornarem raras é a baixa tiragem. Entretanto, esse não é o caso quando estamos falando da moeda de 1 real de 2013, pois ela teve 404 milhões de unidades produzidas. Ou seja, uma quantidade bem alta.
Então, o que faz ela ser tão valiosa? Você vai descobrir logo, mas primeiro é importante conhecer os detalhes da moeda de 1 real de 2013. Afinal, ela também conta a história das moedas nacionais da 2ª Família do Plano Real!
A moeda possui 26 milímetros de diâmetro e pesa 7 gramas. O seu material é de aço inoxidável no núcleo e aço revestido de bronze no seu anel. Além disso, a borda é com serrilha intermitente.
O anverso da moeda de 1 real de 2013 traz a imagem da república, o anel dourado e grafismos de origem marajoara. Já o reverso da peça apresenta uma faixa de júbilo, o Cruzeiro do Sul, além do valor facial e, novamente, o grafismo marajoara.
Portanto, trata-se de uma bela moeda entre os modelos recentes impressos no Brasil. Sem dúvida, estamos diante de uma peça que exala toda a sua beleza!
O diferencial da moeda de 1 real de 2013
Se a moeda de 1 real de 2013 não é rara devido à baixa tiragem, então qual seria o motivo? A explicação está no erro de cunhagem que ela apresenta, chamado de “disco cortado”.
Além de ser um erro que cria uma peça única, o disco cortado também é muito procurado pelos colecionadores. Por isso, a moeda acaba valorizando ainda mais o seu preço no universo da numismática.
Esse erro acontece durante o processo de fabricação da moeda. Ao longo da produção, a moeda acaba ficando sem uma seção, ou seja, está incompleta. Isso ocorre durante a preparação do disco de metal, que não é cortado corretamente e faz a moeda parecer que tem uma parte cortada.
Esse tipo de erro de cunhagem pode ocorrer por vários motivos. Por vezes, o problema está na máquina ou até mesmo nas lâmina que fazem o corte. Com isso, temos uma moeda completamente diferenciada e única, o que faz ela ser mais caçada ainda.
E mais do que isso, não se esqueça de que moedas com erro de cunhagem acabam ficando ainda mais valorizadas. Isso também acontece com a moeda de 1 real de 2013.
Atualmente, o seu valor é estimado em mais de R$ 500, mas isso varia de acordo com o estado de conservação. Se você a encontrar no estado Soberba ou Flor de Cunho, que são os mais bem classificados, certamente chegará perto do valor de R$ 500.
No vídeo abaixo você confere mais detalhes da moeda de 1 real de 2013:
Mas fique sempre atento: além do disco cortado, essa moeda já foi identificada com vários outros tipos de erros de cunhagem. Por isso, a dica ao ter uma em mãos é procurar todos os detalhes em busca de outras anomalias.
O valor da moeda de 1 real de 2013 pode variar caso você encontre outros defeitos. E lembre-se sempre: quanto mais erros uma moeda possuir, mais ela estará valorizada. Se encontrar alguma, pode ter ainda mais sorte na hora de vendê-la!